4 de abril de 2016

Afinal o que são as bagas Goji?


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No início deste ano fiz um post (este) com algumas metas que tracei e que quero atingir este ano. Muitas delas estão bem encaminhadas, mas hoje venho falar-vos especificamente de duas: o regresso ao ginásio e, mais importante, tentar passar o ano sem nenhuma crise de Crohn. E falo destas duas porquê? Porque, como devem ter reparado, falo de (quase) tudo neste blog menos da área do saudável, do exercício físico e do comer bem, e eu quero mudar isso, tanto aqui no blog como na minha vida pessoal. O regresso ao ginásio está para breve (prometo que vos conto tudo no momento certo) mas, para já, vamos falar de comida saudável, mais nomeadamente das tão famosas bagas Goji.

De certeza que já ouviram falar destas bagas, que andam nas bocas do mundo graças às suas alegadas e milagrosas propriedades nutricionais e antioxidantes. As bagas Goji são provenientes do Noroeste da China e do Tibete, e usadas há milhares de anos pelos chineses na sua medicina tradicional, e são também consideradas um poderoso super alimento em várias partes do mundo. Mas será que as bagas goji só têm benefícios? E que benefícios são esses? Onde as podemos encontrar? E como é que as podemos consumir? Eu conto-vos tudo. 

Afinal o que são as bagas Goji?

O Goji é um fruto constituído por pequenas bagas vermelhas, que são desidratadas ao sol ou a temperaturas inferiores a 40ºC, sendo uma fonte de proteína completa, com 19 aminoácidos diferentes, entre os quais 8 essenciais ao nosso organismo, ácidos gordos ómega 3 e 6, ciperone, fisalina e betaína. As bagas de Goji possuem ainda 21 minerais, entre os quais zinco, cobre, ferro, cálcio e selénio, bem como polissacarídeos e vitaminas B1, B2, B6 e E.


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Onde as podemos encontrar?

As bagas Goji podem ser adquiridas em supermercados e ervanárias, onde são vendidas em pacotes.


Como consumir?

Normalmente, as bagas goji são ingeridas secas e cruas, enriquecendo iogurtes, integrando granola ou cereais, juntamente com outras frutas secas ou frescas. Podem ainda ser utilizadas em smoothies, batidos, chás, sob a forma de sumos ou em saladas. Há também quem as confecione em molhos, arroz ou sopas, bem como bolos, compotas, em barritas, bolachas, pão, etc. 


Quais os seus benefícios?

As bagas goji são conhecidas de uma forma geral por serem um alimento com características fantásticas para o organismo, atrasando o envelhecimento do corpo e aumentando a longevidade. Em particular, crê-se que fortalecem o organismo contra doenças cardiovasculares e inflamatórias, como a hipertensão arterial e a artrite, bem como doenças do sistema neurológico e imunitário, tais como o cancro, hepatite e tuberculose. Devido à presença de carotenoides antioxidantes, incluindo o betacaroteno - que está presente em grandes quantidades na cenoura – acredita-se que as bagas goji são também um excelente protetor dos olhos, diminuindo a degeneração ocular e mantendo a retina saudável, o que a longo prazo melhora a visão e a função ocular.

Mas não ficamos por aqui: 

Acredita-se que as bagas de goji auxiliam também o processo digestivo, fortalecem as funções do fígado e rins e contribuem para a perda de peso;
Devido à presença dos polissacarídeos e à sua capacidade para reduzir e equilibrar os níveis de glucose no sangue, diz-se que evitam problemas com as variações de energia ao longo do dia e melhoram a resposta do organismo à insulina, podendo ajudar quem sofre de diabetes;
Devido à presença de aminoácidos, que estimulam o funcionamento das células brancas até 300%, crê-se que as bagas de goji ajudam também a prevenir o desenvolvimento de constipações, gripes ou resfriados.
A ingestão regular de bagas de goji aumenta alegadamente os níveis de energia do corpo e proporciona uma sensação geral de saúde e bem-estar, melhorando significativamente a fadiga e o stress. Crê-se que também alivia a dor de cabeça, tonturas e dores associadas à menstruação, que melhoram a memória e proporcionam maior acuidade mental, proporcionam uma maior concentração, mais facilidade em despertar e melhor qualidade de sono.
Por fim, supostamente a ingestão de bagas de goji atua contra a depressão e a ansiedade e ainda aumenta os níveis de testosterona no sangue, intensificando a libido e desejo e desempenho 
sexual.


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Quais as contraindicações das bagas Goji?

O súbito aumento do consumo das bagas goji tem levado ao desenvolvimento de inúmeros estudos sobre os seus efeitos. E apesar de os mesmos confirmarem alguns dos seus benefícios – que não são poucos! – também alertam para riscos e recomendam alguma cautela na sua ingestão.
Sendo assim, desaconselha-se o consumo de bagas goji a pessoas que tomem medicamentos anticoagulantes, como a varfarina, pois podem aumentar o seu efeito e conduzir a hemorragias. Para além disso, e porque se descobriu que o extrato do pericarpo deste fruto tem a capacidade de diminuir a atividade de algumas enzimas hepáticas, desaconselha-se também o consumo a quem tome medicamentos como o ácido valpróico e fenitoína (antiepilépticos), losartan (para o tratamento de hipertensão arterial), fluoxetina e sertralina (antidepressivos), entre outros. Por isso, se estiver a tomar medicação, é melhor falar com o seu médico antes de as consumir.

Por seu turno, as bagas de goji também são contra indicadas a grávidas, lactentes e crianças.
A verdade é que, como em tudo, é preciso moderação. Por isso, o consumo das bagas goji não deve exceder os 45 gramas por dia e as mesmas nunca devem ser ingeridas em jejum, mas sim 30 minutos antes da refeição, para prevenir a interação com alimentos que, muitas vezes, não é desejada. Tenham em conta que os produtos naturais não são necessariamente sempre seguros e que a quantidade pode ser um fator de extrema importância. Não negligenciem informações dos rótulos nutricionais e consultem sempre um profissional de saúde ou nutricionista antes de incluírem as bagas goji na vossa alimentação.

Espero que este post vos tenha sido útil, tanto quanto me foi a mim. Ter uma doença intestinal não é fácil, por isso há que optar por comer melhor se quero passar um longo tempo sem nenhuma crise. Caso já tenham experimentado as bagas goji, digam-me o que acharam nos comentários. E já agora não se esqueçam de seguir o PLAZA NR7 no Instagram e na página do Facebook.



3 comentários:

  1. Eu uso bastante e adoro, gostei de saber mais coisas sobre elas. São deliciosas.

    Bjokas e uma maravilhosa semana,
    Blog: DMulheres
    Instagram : @dmulheres

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  2. Post muito interessante, mesmo!
    Aproveita e passa pelo meu blog, marquei-te numa tag caso pretendar fazê-la: http://davidvrosa.blogspot.pt/2016/04/tag-liebster-award.html

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