18 de novembro de 2015

Os 4 produtos para caracóis maravilhosos




Uma quantidade considerável de pessoas tem-me vindo a perguntar como consigo dominar o meu cabelo, onde a palavra 'dominar' significa conseguir deixar o meu cabelo encaracolado/ondulado (ainda não descobri muito bem como ele é na realidade) impecável, com os caracóis soltinhos, sem aspeto lambido, leve e brilhante. Muitas pensaram que sou pessoa para usar mil e um produtos para conseguir deixar os caracóis (quase) perfeitos; outras juravam que o meu segredo era usar uma máquina de caracóis. Ficaram espantadas quando lhes contei os meus pequenos segredos, os mais simples e práticos de todos, e hoje estou pronta para os revelar ao resto do mundo, que isto de ter um cabelo rebelde não é pêra doce.

Antes demais, tenho de frisar: não uso mil e um produtos para o cabelo, uso apenas quatro: shampoo, amaciador, creme de pentear e um spray condicionador, o que, pessoalmente, já acho um exagero de coisas (e uma carga de trabalhos). Não sou obcecada pelo cabelo, mas adoro tê-lo no ponto. E antes de qualquer produto que possa existir, existem outros factores com os quais temos de saber jogar: a temperatura da água com que o cabelo é enxaguado e a alimentação são dois deles. 


Em relação à lavagem: Fazer a última passagem do cabelo com água fria faz toda a diferença. O cabelo fica mais macio e tem menos tendência a frisar. Depois é tudo uma questão de seleção do melhor shampoo para cada cabelo. Eu uso o Ultra Suave da Garnier. Foi o shampoo que sempre usei desde miúda e foi o shampoo que conseguiu recuperar o meu cabelo depois da ideia peregrina que tive de ficar loira e fazer duas descolorações. E acreditem, experimentei N marcas, de N preços e nenhum fez diferença nenhuma no meu cabelo até voltar a usar o Ultra Suave. Uso especialmente o de Manga e flor de Tiaré por ser o que cheira melhor, mas o novo, de azeitona, é igualmente bom. Uso também o amaciador da mesma marca e da mesma gama que o shampoo e é tiro e queda no meu cabelo. Uma outra dica que podem experimentar fazer é pentearem-se logo após a primeira secagem do cabelo com a toalha, quando o cabelo estiver húmido. Jamais penteiem um cabelo encaracolado depois de seco, vão 'matar' os caracóis e deixar o cabelo sem jeito nenhum. 

Depois do cabelo lavado e macio, chega a parte de definir os caracóis. Durante bastantes anos usei a famosa espuma para caracóis (da nívea), mas recentemente descobri que é um grande erro. Porquê? Porque o cabelo fica pesado, com um cheiro esquisito e com um aspeto 'deslavado' (já para não mencionar que a espuma mancha a roupa). Numa promoção do Pingo Doce, há uns meses atrás, decidi experimentar o creme de pentear 'Hidra Caracóis: Caracóis Perfeitos' da Fructis (Garnier) e foi amor à primeira vista. Não é um creme fixador de caracóis, mas faz quase o mesmo efeito. Basta aplicar um pouco de creme quando o cabelo estiver húmido (sem pentear) e ele seca cheio de caracóis, super definidos. O creme tem um preço super acessível (3,99, se não estou em erro) e dura bastante tempo. Tem uma vantagem que eu particularmente adoro que é o cheiro. O cabelo fica super sedoso, cheio de caracóis e a cheirar super bem. Depois do cabelo seco (ao natural, sempre), aplico o último produto que é o spray condicionador. O que eu uso é o Million Gloss, da Gliss. Dá rapidamente um brilho intensivo ao cabelo sem que este pareça oleoso ou molhado. E também tem quase o melhor cheirinho do mundo (e está quase sempre em promoção no Pingo Doce). 


Estas são as únicas dicas que eu uso para cuidar do meu cabelo. Claro que estes produtos podem resultar às mil maravilhas no meu cabelo e não fazer o mesmo efeito noutros, mas é tudo uma questão de encontrar aquele produto que faz a diferença no cabelo de cada um. 

PS: já participaste no primeiro passatempo do blog? Não? Então participa já aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário