24 de setembro de 2015

O que acontece uma hora depois de comeres um Big Mac?

Não era a coisa mais fantástica do mundo chegares a casa depois de um dia exaustivo na faculdade ou no trabalho e teres um delicioso Big Mac à tua espera? Bom para o teu ego e conforto psicológico era com certeza, já para o teu corpo ... nem por isso.

 O site Fast Food Menu Price criou uma infografia (a que podem ver abaixo) que mostra o que acontece ao nosso corpo uma hora depois de ingerirmos as 540 calorias do Big Mac e que promete vir a mudar a forma como olhamos e desejamos este famoso hambúrguer da cadeia alimentar Mc'Donalds. Se és fã deste tipo de alimentação aviso desde já que não prometo que continues a sê-lo depois de ficares a conhecer como o teu corpo reage à quantidade exorbitante de gordura que ingeres cada vez que vais a uma cadeia de fast food, porém podes sempre optar por não continuar a ler, afinal "o que os olhos não vêm, coração não sente". Então vamos fingir que hoje o teu almoço foi um valente, delicioso e suculento Big Mac. 



O que acontece 10 minutos depois? 
   O teu cérebro começa a preferir alimentos altamente calóricos, uma vez que a quantidade de açúcar no teu sangue bate números quase anormais, o que causa uma inexplicável sensação ligada ao prazer. Este efeito particular após ingerires o Big Mac é semelhante ao efeito após o consumo da cocaína. Dá para imaginar? 

O que acontece 20 minutos depois?
As quantidades de frutose e sódio presentes no Big Mac que acabaste de comer fazem com que o teu corpo peça mais destes nutrientes que, por si só, já são altamente viciantes e prejudiciais em abundantes quantidades. 

O que acontece 30 minutos depois?
A quantidade bastante considerável de sódio que ingeriste começa a meter-te o corpo altamente desidratado e deixa, desta forma, o cérebro incapaz de distinguir entre a sensação de fome e a sensação de sede. Isto faz com que simplesmente ataques sem dó nem piedade as batatas fritas ou que chegues mesmo a pedir outro hambúrguer. Para além disto os rins sentem dificuldades em expulsar o sal, o que resulta no bombeamento mais intenso do sangue por parte do coração, levando quantidades maiores de sangue para as veias, causando deste modo pressão arterial alta

O que acontece 40 minutos depois?
A sensação de fome começa a aumentar e tu só pensas em repetir o hambúrguer ou em comer qualquer outro tipo de fast food. Isto deve-se aos altíssimos níveis de açúcar no sangue

O que acontece 60 minutos depois?
Inicia-se o processo de digestão do hambúrguer, que, devido à enorme quantidade de gordura, pode demorar mais do que 3 dias (sim, t-r-ê-s dias). 


Escusado será dizer que repetir mais que uma vez por semana este tipo de refeição poderá vir a causar problemas cardíacos gravíssimos. Para verem o post original no site Fast Food Menu Price cliquem aqui. Se ficaram ainda com mais curiosidade sobre este assunto aconselho a verem o documentário Big Size Me, que é nada mais, nada menos, que um americano que decide comer todas as suas refeições na cadeia Mc'Donalds durante um mês inteiro. Os danos são para cima de muitos, aconselho a verem. (podem ver o trailer do documentário aqui).



Sem comentários:

Enviar um comentário