19 de maio de 2015

"O Benfica não é isto"

   Para fechar este 'ciclo' do bicampeonato do Benfica, tenho três notas que acho importante frisar por aqui, para que, no que me diz respeito, não hajam quaisquer dúvidas:


1. Acho horrendo que a conquista do bi campeonato do Benfica fique marcada pelos conflitos vividos, tanto em Guimarães, como no Marquês. Eu fui uma das adeptas que, às 20:30, estava quase colada ao palco montado em torno da estátua e que vivi, com emoção e orgulho, a festa do 34º título do meu clube de coração. Foram várias as vezes em que presenciei tentativas de conflitos por parte de grupos de pessoas, assim como foram inúmeras as vezes que levei com empurrões e que rebentaram petardos mesmo atrás de mim. Mas eu sabia para o que ia. Eu sabia que as tochas, os petardos e os empurrões iriam fazer parte da minha aventura no marquês. Quanto ás tentativas de procurar conflitos entre grupos e comportamentos agressivos ... não! Eu acho uma enorme falta de respeito para com os milhares de adeptos do Benfica que se dirigiram ao marquês para festejarem o tão desejado bi campeonato, assim como acho uma falta de respeito para com os jogadores do Benfica que se dirigiram ao marquês para festejarem este título com os adeptos e que viram a festa ser interrompida com toda aquela brutalidade. Acho triste que um dia de festa e de emoções fortes tenha acabado com toda aquela violência despropositada. E mais: acho que este bi campeonato não merecia, de modo nenhum, ser manchado por estes delinquentes que se acham 'adeptos' de um clube como o Benfica, mas que não sabem como se comportar em sociedade. Muito sinceramente, e não querendo ser demasiado extremista, pessoas destas deveriam ser proibidas de entrar em recintos desportivos ou em quaisquer eventos que envolvam multidões, e é de ter em conta que estamos a falar de uma multidão composta também em grande parte por famílias com crianças. Independentemente da razão que desencadeou o conflito, o mesmo, do meu ponto de vista, não é justificável, assim como o arremesso de garrafas de vidro para o meio de milhares de pessoas inocentes. Por isso parem, pff parem de meter toda a culpa à força policial presente no local, porque apesar de se ter feito notar o abuso de poder dos mesmos (assim como o número excessivo de polícias), é mais que óbvio que estes interviram devido a conflitos causados no meio da multidão. Deste modo, no que diz respeito aos conflitos no marquês, existem duas vertentes: a vertente dos adeptos que viram a sua segurança em risco pela intervenção da polícia e o seu bem estar posto em causa pela violência excessiva da PSP para os tirar do local, incluindo a segurança de inúmeras crianças e idosos presentes no local; e a vertente da PSP que, a quando do inicio dos conflitos e arremesso de garrafas de vidro para a multidão, foi obrigada a intervir e a tentar restaurar a segurança pública


2. Quanto ao episódio em Guimarães, só tenho a dizer que, se a este país ainda lhe resta um mínimo de justiça e dignidade, espero que o senhor 'agente' da PSP que espancou aqueles dois senhores (pai e avô), em frente a duas crianças, seja severamente punido. Usar e abusar da força e poder de um fardamento e posto de polícia deveria ser tão crime como o de roubar ou violar alguém. Pensar que este tipo de violência é paga por nós contribuintes ainda me deixa mais frustrada. E pensar que podia ser o meu pai e irmãos, ou até mesmo o meu marido e filhos, deixa-me absolutamente revoltada. Que papel terá a autoridade na vida destas duas crianças que viram o pai e avô serem agredidos sem qualquer razão? Que danos psicológicos lhes terá provocado este episódio? É vergonhoso, e cada vez que vejo as imagens passarem na TV só fico ainda mais envergonhada de viver neste país. Resta termos esperança que seja feita justiça para com esta família. Já agora aproveito para louvar a atitude do nosso grande presidente, Luis Filipe Vieira, que no jogo frente ao Marítimo, irá comparecer com a família alvo das agressões no elevar da taça do campeonato. É por isto e por muito mais que eu amo o Benfica


Se cada um meter a mão na consciência, consegue entender que ambos os casos foram causados por parasitas da sociedade que o que fizeram foi denegrir a imagem das instituições envolvidas, neste caso o SPORT LISBOA E BENFICA e a PSP. Não devemos usar o acontecimento triste de Guimarães para especular sobre o comportamento da PSP em geral, assim como não devemos usar o comportamento de alguns "adeptos" para caracterizar aquele que é, para nós, o maior clube do mundo. Fico triste por ver o dia em que ganhamos um bi campeonato marcado pelo conflito e não pela conquista do bicampeonato, e só me resta apelar para que, numa próxima (e se Deus quiser, para o ano) esta gente triste fique em casa e que não estrague a festa a milhares de pessoas, pois pegando nas palavras do nosso capitão: 
o Benfica não é isto

3. Eu sou uma pessoa super independente e gosto de ter os meus próprios ideais. Se há coisa que gosto mesmo em mim é o facto de não ser nada influenciável. Por isso não fiquem à espera que admita que me digam "tanta euforia por causa do futebol". Primeiro porque cada um fica 'eufórico' com aquilo que bem entender. Segundo porque todos nós devemos respeitar as euforias uns dos outros. E terceiro porque eu também não ando por aí a criticar as vossas euforias. Há quem não goste de futebol, e eu sou a primeira a respeitar isso, mas espero que respeitem o facto de eu amar futebol tanto quanto eu respeito o facto de vocês não gostarem. Eu também não sou a maior fã de tatuagens, horóscopo, rock (etc) mas não ando aí a criticar os vossos gostos pessoais, por isso agradeço que não critiquem os meus. Vibro imenso com o futebol? Sim. Sou louca pelo Benfica. Sim. Mas esta sou eu, e independentemente das vossas opiniões, vou ser sempre assim.   


Só me resta dizer que, apesar destes acontecimentos tristes, estou super feliz por ver o meu clube ser bicampeão. Adorei a minha ida ao marquês e, apesar de tudo, voltaria a lá estar, horas perdidas em pé e aos saltos, depois de 8 horas de trabalho. Tenho um orgulho louco em ser do Benfica e em pertencer à família Benfiquista. E a todos os bicampeões só tenho algo a acrescentar, sem euforias (ainda): para a próxima época  ... iremos
#rumoaotri 







Sem comentários:

Enviar um comentário